quarta-feira, 27 de junho de 2012

A ocultação de Kow Kin pela Lua em 01 Julho 2012!

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB

No fim da madrugada de 01 de julho próximo, a Lua + 90% iluminada e com uma elongação de 144°, ocultará a estrela Kow Kin (omega 1 Scorpii) de magnitude 3.9 (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios, esse evento poderá ser observado numa grande extensão do continente sul americano.


Observadores localizados no sudeste, sul e centro oeste do Brasil, bem como ainda na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai poderão acompanhar esse evento.


Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo está o mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, ilhas situadas no sul do oceano pacífico (figura 2).


A designação de Bayer para Omega1 Scorpii (ω1 Sco, Scorpii ω2) é compartilhado para duas estrelas , ω1 e ω2 Scorpii, na constelação de Scorpius. Eles estão são separadas por 0,24°. Omega Scorpii também tem o tradicional nome de Jabhat al Akrab, que é derivado do árabe jabhat [u] al-c aqrab significando: "testa do escorpião".

Omega-1 Scorpii é azul-branco do tipo anã B, com uma magnitude aparente de 3.93, situada em cerca de 424 anos-luz da Terra.

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteróides).

Boas Observações!

Referências:

- Campos, Antônio Rosa - Almanaque Astronômico Brasileiro 2012, Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), Belo Horizonte (MG) - 2011, 104P.


- http://cdsweb.u-strasbg.fr/cgi-bin/...144470 - Acesso em 25/11/2011



3 comentários:

  1. Caso as nuvens permitam pretendo fazer a observação e cronometragem.
    No dia 4/7 haverá (de acordo com o occult) o reaparecimento de outra estrela de mag 3,9, pouco antes das 6 da manhã. A estrela é rho Oph.

    Ainda não conhecia o blog, que está muito bom.

    abração,

    Milito

    ResponderExcluir
  2. ERRATA.
    A estrela em qestão é Rho Sagittarii.

    perdão pelo engano.

    Milito

    ResponderExcluir
  3. Oi Milito!

    Rho Sagittarii já está publicada, assim como outras estrelas (também). São de extrema importância suas cronometragens pois, estou vislumbrando seus reportes via REANET.

    Quero crer que com essas divulgações consigamos conquistar para o time dos observadores de ocultações de estrelas pela Lua no Brasil (e por extensão em todo o continente americano), uma quantidade expressiva de cronometragens desses eventos.

    Um grande e fraterno abraço.

    Antônio Campos

    ResponderExcluir