sexta-feira, 1 de julho de 2016

A ocultação de Gamma Librae pela Lua em 14/15 de julho 2016!

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

Na noite de 14 para 15 de julho próximo, a Lua +77% iluminada e uma elongação solar de 122°, ocultará a estrela Zubenelhakrabi (Gamma Librae) de magnitude 3.9 (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios; esse evento poderá ser observado numa grande extensão da superfície terrestre.

Observadores localizados na região setentrional da África, Europa (Península Ibérica) e em grande parte das três Américas, poderão acompanhar esse evento, conforme e apresentado nas tabelas abaixo enumeradas de 1 a 6 respectivamente.

Regiões de visibilidade na África: Argélia, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Marrocos, Marrocos, Níger, Nigéria, Senegal e Togo.

Regiões de visibilidade na América Central: Aruba, Barbados, Cuba, Ilhas Cayman, Rep. Dominicana, Jamaica, Porto Rico, São Cristóvão e Nevis, Trinidad e Tobago.

Região de visibilidade na Europa: Espanha e Portugal.

Região de visibilidade na América do Norte: Bermudas, Canadá e México, apresentados na tabela 4 e Estados Unidos na tabela 5.


Região de visibilidade na América do Sul: Brasil, Colômbia e Venezuela.

Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo apresentamos o mapa global (figura 2) com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange as localidades banhadas pelo oceano Atlântico e também regiões do oceano Pacífico na região da Baixa Califórnia. 

Gamma Librae

Gamma Librae (tipo espectral G8.5III) é uma estrela dupla fechada de magnitude de 3.9, conforme podemos verificar na figura 3. Mesmo sendo uma estrela gigante e semelhante ao Sol, ela encontra-se cerca de 109 anos luz de distância. (MOURÃO, 1987)

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/1reporte_ocultacoes_lunares_v2.0c2_portugues.xls (ocultações lunares) ou
(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

“Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.

Boas Observações!

Referências:

- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

- CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2016. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2015. 115p. Disponível em: <http://www.ceamig.org.br/5_divu/alma2016.pdf> Acesso em 17 Nov. 2015.

WALKER, John. Your Sky - Fourmilab Switzerland, 2003. Disponível em <http://www.fourmilab.ch/yoursky/catalogues/starname.html> - Acesso em 05 ago. 2014.

- Astronomical Software Occult v4.1.0.27 (David Herald - IOTA) - acesso em 24/12/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário